terça-feira, 4 de novembro de 2008

Momento da estupidez.


Estava eu, há alguns minutos atrás, a fazer o pequeno zapping diário pela maravilhosa TV generalista nacional quando a minha atenção se deteve na SIC e, em particular no programa "Momento da Verdade".
Não comecem já a gozar porque eu(como aliás, toda e qualquer pessoa com um mínimo de bom senso e auto-estima julgo )não inundo a minha querida massa encefálica com estímulos sensoriais de terceira.

No entanto, e por coincidência apenas, no preciso momento em que sintonizei aquele canal, a pergunta que era colocada à concorrente era nada mais que esta: "já foi abusada sexualmente por alguém da sua família?"

Obviamente que fiquei curioso acerca da resposta.
Que foi, por sua vez, obviamente afirmativa.
Se bem que estranhei a forma pronta e um tanto ou quanto fria com que a concorrente respondeu e, inclusive, explicou toda a situação perante uma audiência vasta a nível nacional (o que diz muito acerca da mentalidade dos portugueses, mas isso são contas de outro rosário...).

Gerou-se um previsível e compreensível momento de tensão com muitas perguntas e comentários de várias pessoas presentes no programa.

No entanto o que me fez realmente confusão foi a questão imediatamente a seguir..."Acha que foi uma criança problemática?"

Aqui a concorrente fez uma "careta" virada para os seu familiares, enquanto se instalou um suspense deveras ridículo (e tivermos em conta o teor da questão) que antecedeu a resposta à pergunta.

Quer dizer, admite prontamente, em horário nobre, que foi abusada sexualmente, PELO PAI NOTE-SE, e faz uma pausa para ganhar coragem, com um olhar de carneiro mal-morto ao admitir que teve uma infância problemática??

Tipo: "-Oh mãe! O pai tentou fazer coisas más comigo na caminha!
-'Tá calada filhinha! Vai fazer os trabalhos de casa!
- Não posso mãe!
- Porquê filha?
- Porque queimei os cadernos na lareira sem querer...
- Oh meu Deus! Tu vais desgraçar esta casa e esta família sua galdéria!"

O valores familiares já não são o que eram...

Nem a programação televisiva!



Sem comentários: