quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Last Christmas i gave you my...credit card?


Ah! A época natalícia...o amor anda no ar...é altura de revermos quem não víamos há muito tempo...altura de nos aproximarmos mais um bocadinho de quem gostamos muito...época de carinho, de paz e de...CONSUMISMO EXACERBADO!!!

Eu sei que é um lugar-comum falar das quantidades astronómicas de dinheiro que circulam nesta quadra mas, mesmo assim, nunca é demais relembrar o que está mal! Eu sei que a economia mundial (e, consequentemente, a nacional) já viram dias melhores e também sei que o comércio floresce nesta altura, logo, no cômputo geral este cenário não pareceria tão errado quanto isso...mas olhem com mais atenção!

São os papás a mimarem os meninos com telemóveis state of the art, a custarem largas centenas de euros e para os quais os petizes não têm qualquer utilidade para além de os mostrarem aos amigos e dizerem que é touch screen e que tem uma câmera de X megapixeis...

São os mesmos papás que contraem créditos para oferecerem uma PS3 com não sei quantos jogos para que os meninos possam usufruir de entretenimento da mais alta qualidade (não me percebam mal! Adoro videojogos e adoro a PS3, mas eu tenho 23 anos, não 10).

É ir a um shopping nesta altura (por acaso, já em condições normais, sinto-me desconfortável nesses antros consumistas) e, se pensarem como eu, experimentarão uma angustiante sensação de claustrofobia com tanta gente a vaguear, muitos ao sabor do impulso, outros mais decididos, à procura da melhor prenda a oferecer ao entes amados.

É um gesto bonito sem dúvida, o de oferecer presentes. Revela consideração, carinho, afecto, amor...um sem número de sentimentos e emoções nobres que se associam imediatamente ao Natal e que são cada vez mais raros no mundo contemporâneo...mas tudo isto é aproveitado pela máquina corporativa que tolda as nossas vistas e que faz muita gente esquecer que, por vezes, um abraço sentido ou uma palavra mais doce continuam a ter mais valor que qualquer bem sujeito a impostos e margens de lucro (eh lá! agora parecia comuna!)

Pode parecer que estou a dar um tom sério demais a este post mas acreditem que é intencional. É nestas alturas que temos de repensar prioridades. Burilar as nossas opiniões. Refinar os nossos comportamentos.


"Search your feelings Obi Wan!" (tinha de fazer a piada senão era demasiado sério! =p)

Sem comentários: