terça-feira, 25 de novembro de 2008

Desculpem lá qualquer coisinha, mas...


Confesso que estou um pouco desiludido com uma das maiores referências nacionais no campo do humor e da televisão: os Gato Fedorento.

Apesar de continuar a achar que são muito bons e de nutrir uma especial admiração pelo quarteto, permito-me, na categoria de fã incondicional, criticar a qualidade do presente trabalho que desempenham.

Não que seja mau, compreendam, mas não atinge o nível que atingia em outras alturas. A palavra que me ocorre sempre que tento falar do humor que produzem agora é "forçado".

Aceito perfeitamente que seja um trabalho díficil, tendo em conta que o programa tem muita audiência e, os próprios moldes deste se prendem com uma análise burlesca da actualidade (que pode, ou não, ser fértil em acontecimentos caricatos e susceptíveis de uma abordagem humorística).

Mas não é essa a essência do grupo,julgo eu. Onde estão aqueles scketches atemporais que não precisavam de um acompanhamento semanal dos noticiários para serem percebidos? Para onde foram aqueles momentos de nonsense a roçar a genialidade pelas situações hilariantes que conseguiam produzir, com um óbvio destacamento da realidade?

Espero que não se esqueçam que o humor serve também e sobretudo para nos distanciarmos um pouco da tristeza e crueza do mundo real. E se perdermos isso, o humor passa a ser só mais uma forma de crítica social como muitas outras (não que tenha de deixar de o ser! é fabuloso no desempenho dessa função! mas também é muito mais que isso...).

E um retorno às origens por vezes faz tão bem...

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou de acordo...mas acho que ainda nos conseguem fazer soltar umas pequeninas gargalhadas..-