terça-feira, 7 de outubro de 2008

Importa-se de repetir?


Há um pensamento que desde há algum tempo me tem vindo a consumir o espírito. Bom, talvez não consumir...atormentar? Não, também não é bem isto...perturbar talvez...Pronto! Tenho pensado nisso uma vez ou outra vá lá!Adiante!
Dizia eu, essa ideia que me tem assomado a massa cinzenta repetidas vezes é, nada mais nada menos, do que...TRRRRRRRRR (onomatopeia que significa o rufo de um tambor)...os relatos televisivos de futebol!!!
Tenho assistido a várias partidas do desporto rei através da caixinha mágica e tenho ficado atónito com as vibrações que o meu ouvido interno tem recebido!
Não quero ser mal interpretado! Nutro uma grande admiração por qualquer indivíduo que se disponha a falar de futebol, durante 90 longos minutos (ou 120 em caso de prolongamento), evitando mostrar qualquer tipo de parcialidade (embora muitos não consigam, nem possam se forem comentadores da TV Benfica) e, o que é, na minha humilde opinião, humanamente impossível quando se assiste a uma partida desse belo desporto, sem fazer qualquer tipo de comentário acerca da mãe do árbitro, ou mesmo acerca da fidelidade das mulheres dos jogadores!

Mas, e há sempre um mas (sempre sonhei dizer isto), pergunto-me se já alguém prestou mesmo atenção ao que esses senhores estão a dizer.
OK! Eu sei que talvez seja pedir demais tendo em conta que no meio dos palavrões e dos goles de cerveja sobre muito pouco tempo para esse exercício...mas tentem e a reacção será, mais ou menos, esta: "EIN?!"

É verdade meus caros! Tirando as observações que em terminologia popular podiamos apelidar de "lógica da batata" tais como: "a bola embate no defesa antes de se perder pela linha final e é...(breve suspense perfeitamente desnecessário) Cantooo!!" e "a três minutos do final da partida e com uma vantagem de 3 a 0 o Manchester United sairá PROVAVELMENTE (?) vencedor deste encontro!", o restante discurso daqueles persistentes senhores é, como hei-de dizer?
Estúpido?

Refiro-me a pérolas de eloquência como:

"-Um belo lance de ataque por parte do Sport Lisboa e Benfica não achas Paulo Duarte?
-Sem dúvida Jorge! O dispositivo técnico-táctico que o Benfica apresenta hoje possibilita, de facto, movimentos de ruptura central que contrariam a rigidez defensiva dos laterais adversários, conferindo maior liberdade e mobilidade aos centrocampistas encarnados que agora formam um vértice bem visível no rectângulo de jogo."

Ou

"-O futebol actual é mais fluído e ao mesmo tempo mais rígido tacticamente."

Et Voilá! Aquele monossílabo a saltar da nossa boquinha: "EIN?!"

É inacreditável que paguem a alguém para fazer isto...




2 comentários:

Rita disse...

Metes me nojo tu e a tua inspiração :P muahh

S.A. disse...

mesmo pah!gomito profundo pra ti!!

Eu dava uma optima comentadora de futebol :P

Sara Cris: Pelo contrario, estou possivelmente mais ou menos a não rejeitar, completamente a ideia que de forma alguma, com uma certa dose de incerteza não posso negar, nem posso afirmar que ele não esteja fora de jogo...