segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Serviço público do melhor


Deixem que me mostre indignado pelo actual estado do ensino superior público, particularmente no que toca aos estudos pós-graduados.

Devem estar a indagar-se por que diabo me lembrei de semelhante coisa mas é fácil perceber se vos contar a minha 5a feira passada.


Basicamente, levantei-me cedo (demasiado cedo para quem teve um jantar com os amigos na noite anterior) para tratar da minha matrícula num mestrado ao qual me candidatei. Fui de imediato tratar do processo de inscrição e matrícula e fui "convidado" a dispensar a módica quantia de 121 euros em troca de duas folhinhas de papel (que suponho deve ter uma composição química vulgaríssima, pois de outra forma não teria sido tão barato), uma a declarar que, de facto, me tinha tornado efectivamente aluno do mestrado em causa e outra, que decerto servia para satisfazer o prazer sádico dos funcionários ao verem alguém a olhar com cara de parvo para um bocado de celulose que mostrava o equivalente a uma mesada ser transferido para os cofres do Estado (julgo que lhe chamam "factura") por um pequeno serviço que não durou mais que 5 minutos.

Em seguida, e com um estado de espírito que, como devem calcular, roçava o radiante, dirigi-me para o próximo passo da minha epopeia, onde deveria entregar os documentos necessários para me candidatar a uma bolsa de estudo.
Após ter chegado o meu número de senha, dirigi-me a um guiché onde grande parte do tempo que lá passei (cerca de 20 minutos) foi passado a assistir à senhora que supostamente me devia estar a atender (que,pelo menos, era bastante simpática) a atender outra pessoa colocada em pé atrás de mim.
Como se não bastasse, ainda cheguei à conclusão que os senhores do Estado devem ter algum problema com datas. Passo a explicar:

Há um prazo de 30 dias, após a matrícula no mestrado, para se proceder à entrega dos devidos documentos relativos à candidatura à bolsa. Até aqui tudo bem. Ora, qual não é o meu espanto ao descobrir que, após a entrega do formulário de candidatura, quaisquer documentos em falta têm de ser enviados até um prazo de 10 dias úteis.

Façamos contas:

Dia da matrícula - 9 de Outubro;
Dia de entrega do formulário - 9 de Outubro;
Prazo para entrega dos documentos em falta - 22 de Outubro

Ou seja, eu podia entregar o formulário até dia 8 de Novembro, mas, como cometi o erro de o entregar atempadamente, só tenho até dia 22 de Outubro para entregar o resto??
Por favor!!!

Finalmente, tive de ir aos serviços académicos tratar de outro assunto, e deparo-me com a situação absurda (esta é deliciosa) de ter de ESPERAR PARA TIRAR SENHA!!!

Foi uma dose demasiado grande de Estado-providência para mim!

Pelo menos fiquei descansado ao saber que o dinheiro dos contribuintes é bem empregue...

2 comentários:

S.A. disse...

Grrrr!!!
É o sistema de pós-grsduações!!!
A matricula de licenciatura foi bem mais rápida...

Novidade: Propinas de mestrado = Propina Licenciatura!!! =P

Anónimo disse...

Tu: oh pa,isto nao é normal,nos serviços académicos há fila
Eu: pois,é normal!akilo ta sempre à pinha
Tu: pois,mas até p tirar a senha!!!
Eu: :O

AH pois é!=P